segunda-feira, 9 de março de 2009

Haverá algo mais rico que a cultura?


CULTURA, s.f. Desenvolvimento intelectual; saber; utilização industrial de certos produtos naturais; instituições, costumes e valores de uma sociedade; cultivo.

Acrescentaria ao dicionário: ARTE, VIDA, RENOVAÇÃO, MOVIMENTO, MATÉRIA-PRIMA DA ARQUITETURA...

É a cultura a maior razão da união e integração de um povo. É por ela que multidões saem às ruas a celebrar, cumprir rituais; é por ela que famílias recolhem, reservam e preservam-se em seus lares; é por ela que iguais e diversos, juntos, riem, choram, lutam; nela está refletida a alma humana e só dela pode nascer a união de diferentes povos, ainda que por vezes, haja também desavenças.


Tal união, contudo, deve estabelecer-se não pela supressão de uma cultura à outra, mas pela soma de uma à outra. Utopia? Não, generosidade, enriquecimento desprovido de moedas. A cultura revela-se pelas mais variadas formas de arte, ciência, arquitetura, costumes, crenças, religiões, sistemas, leis, mitos, valores... A cultura faz-se com o pouco, que se multiplica e transborda.


Abrir-se para a cultura é desbravar universos inteiros. A Coordenação Cultural 2009 faz um convite, uma (boa) provocação, um palco! Venha mostrar sua arte, dividir seus costumes, conversar, sugerir... Venha. Simplesmente!


Riane Ricceli (Coordenadora Cultural CACAU 2009)

Um comentário:

Maressa disse...

Uaaau! Ficou muito legal o texto! Obra da Rianeeee, parabéns!