domingo, 15 de fevereiro de 2009

O Que é Centro Academico?

Um centro acadêmico no Brasil é uma entidade estudantil que representa os estudantes de um curso de nível superior, nesse caso o curso de Arquitetura e Urbanismo. Suas funções podem ser e em geral são diversas. Algumas delas são: a organização de atividades acadêmicas extra-curriculares como debates, discussões, palestras, semanas temáticas, recepção de calouros e realização de projetos de extensão; encaminhamento, mobilização e organização de reivindicações e ações políticas dos estudantes; mediação de negociações e conflitos individuais e coletivos entre estudantes e a faculdade; realização de atividades culturais como feiras de livros, festivais diversos, entre outros.

Os centros acadêmicos são formados, de maneira geral, a partir da associação de estudantes, o que faz com que possam ser classificados, do ponto de vista jurídico, como associações civis.

A relação que o Centro Acadêmico estabelece com as instâncias burocráticas da instituição pode se dar de forma direta, sendo este parte desta estrutura, ou de forma independente, sendo a entidade estudantil livre de qualquer tipo de interferência institucional.

Há outras formas de organização de entidades estudantis nas universidades, sendo as principais o Diretório Central dos Estudantes (DCE), o Diretório Acadêmico e o Grêmio Estudantil.

Essas estruturas e nomenclaturas correspondem à época em que foram fundadas as entidades e aos objetivos do momento de sua fundação. Basicamente se for, por fundação, uma Faculdade originalmente, ter-se-á um Diretório Acadêmico, enquanto um curso de uma Universidade terá um Centro Acadêmico. Ambos não têm diferenças de atribuições.

Em Resumo, o Centro Acadêmico é um artifício que os estudantes tem para participarem e interferirem de maneira direta na condução do curso do qual é aluno. Deixar de ser simples refém do que os professores e o governo julgam o ideal, ter visão critica sobre nossa formação acadêmica, e exigir e trabalhar para que ocorra mudanças. Formação acadêmica essa, que vai desde o ensino e nossa formação como cidadãos como também a relação da faculdade com nossa vida pessoal, com nossa formação como pessoas.

---> "http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L7395.htm"

Ítalo Bruno (Coordenador Geral CAcAU 2009)

7 comentários:

Mariana Tiso disse...

ficou mara! :D

Maressa disse...

Ficou óóóótimo!
Ainda não vi tuuudo, mas de cara já gostei!

;)

Unknown disse...

ta ótimo!!!
definidíssimo o que é CA..
:D

Bárbara disse...

PARABÉNS CALOUROS...Acho q o CA de arq nunca esteve tao empenhado e bem organizado!

Vinícius Rennó disse...

Gostei do texto. Será que o CALET poderia usá-lo no Manunal do Calouro que estamos montando? Levando em conta que também constaria o nome do autor e a entidade que nos ajudou.

Parabéns pelo blogue! =]

Maíra Coraci disse...

Parabéns!

Ficou otimooooo!

CACAU UFV disse...

BOAS VINDAS A TODOS!!

Caro Vinicius, sinta-se a vontade, porem o texto não é "meu", fui pegando informações na net e juntando pedacinhos, entaum nem precisa mencionar o autor porque na realidade não fui eu que escrevi, mas sobre usar o texto, pode ficar a vontade.

grande abraço